Introdução

File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo padrão da internet para a transmissão de arquivos entre computadores na internet por meio de conexões TCP/IP. Seu navegador usa apenas um protocolo o HTTPS. Mas existem muitos outros protocolos ...

ftp

File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo padrão da internet para a transmissão de arquivos entre computadores na internet por meio de conexões TCP/IP.  Seu navegador usa apenas um protocolo o HTTPS. Mas existem muitos outros protocolos que, coletivamente formam a internet.  IMAP e POP, por exemplo, são dois protocolos que os clientes usam para enviar e receber mensagens. O FTP é um dos protocolos que formam a internet. 

Para muitos usuários da internet, o FTP nunca terá nenhuma utilidade. Mas, se você estiver criando um site, por exemplo, o FTP se torna uma ferramenta essencial. Vale a pena você conhecer, mesmo que não seja um desenvolvedor. É uma ferramenta fundamental da web e cai em muitos concursos públicos. 

Como dito anteriormente, o FTP é uma maneira de mover arquivos de uma máquina para outra. Ele é um protocolo baseado no modelo cliente-servidor. O cliente pede arquivos e o servidor o fornece. 

 Um servidor FTP oferece acesso a uma máquina que contém diretórios e subdiretórios, como no Windows Explorer. Os usuários se conectam a este servidor com um cliente FTP, um software que te permite fazer upload, download, remover, renomear, mover e copiar arquivos em um servidor FTP.  

Um usuário geralmente precisa fazer login em um servidor FTP, embora alguns servidores disponibilizem parte ou todo o conteúdo sem o login, também é conhecido como FTP anônimo. 

FTP – Modos de transferência 

Uma sessão FTP pode ser iniciada no modo ativo ou passivo. O modo determina como a conexão será estabelecida. Em ambos o cliente cria uma conexão via TCP de uma porta aleatória para a porta 21 do servidor FTP. 

No modo ativo, o cliente requisita o servidor usando uma porta aleatória, endereçando o pacote a porta 21 do servidor. O servidor imediatamente contata o cliente de volta, usando a porta seguinte do cliente para enviar os dados. Um exemplo, se o cliente usou a porta 1000 o servidor enviará os dados na porta 1001. 

Na conexão passiva, o cliente também abre a conexão através da porta 21 do servidor. No entanto, ele não inicia a conexão imediatamente, o cliente espera o servidor responder avisando que ele pode contata-lo em uma segunda porta, escolhida aleatoriamente cliente inicia, então, uma nova conexão na porta especificada e o servidor responde enviando os dados. 

Exemplos de clientes FTP 

Você pode trabalhar com FTP usando uma interface de linha de comando, como o DOS no Windows e o terminal no linux. 

No entanto, caso você não tenha familiaridade ou não queira usa-los, existem algumas soluções de interface gráfica do usuário. Algumas dessas soluções são o FileZilla, Ws FTP Pro e  CyberDuck

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action