Introdução
Saiba o que é o protocolo HTTP e como ele funciona. Overview sobre HTTP Status Code. HiperText Transfer Protocol é o protocolo de transferência utilizado em
HTTP (HiperText Transfer Protocol) é o protocolo de transferência utilizado em toda a World Wide Web. Ele especifica as mensagens que os clientes podem enviar aos servidores e que respostas eles receberão. Esse protocolo permite a transferência de dados na forma de texto simples, hipertextos, áudios, vídeos, entre muitos outros formatos.
O HTTP é chamado de stateless. Isso significa que cada requisição feita pelo computador é independente. Mesmo que várias requisições sejam enviadas pela mesma conexão TCP, uma requisição não sabe da outra. Pra o servidor, cada requisição é diferente. Não existe na requisição nenhuma informação que guarde o estado.
A principal razão para a dificuldade de implementação de sites que reajam a entrada do usuário de maneira inteligente é o HTTP ser stateless. Para contornar essa deficiência do HTTP, é necessário usar recursos de outras tecnologias como Java, Javascript, cookies, entre outros.
Atualmente, o HTTP está na sua versão 3.0. No entanto, a mais utilizada é a versão 1.1, onde uma de suas principais melhorias foi a possibilidade de contar com conexões persistentes. Na versão 1.0, quando uma conexão era estabelecida, uma única solicitação era enviada e uma única resposta era devolvida. Então, a conexão TCP era encerrada. Ao passar dos anos, uma página web passou a contar com um grande número de ícones, imagens e outros atrativos visuais e não só com textos HTML, tornando esse método ineficiente e dispendioso.
Com as conexões persistentes, e possível estabelecer uma conexão TCP, enviar uma solicitação e obter uma resposta, e depois enviar solicitações adicionais e receber respostas adicionais. Agora o overhead devido ao TCP é muito menor.
Na versão 1.1 também é possível enviar solicitações por pipeline, ou seja, enviar a solicitação 2 antes de chegar a resposta a solicitação 1.
Como o HTTP funciona ?
Relembrando, HTTP é um protocolo de comunicação para transferir recursos pela web. HTTP usa a porta 80. Ele é construído sobre o TCP E usa um modelo de comunicação cliente/servidor. Clientes e servidores se comunicação por meio de requisições HTTP e mensagens de resposta.
Entre os principais tipos de mensagens estão:
- GET : solicita a leitura de uma página web
- HEAD: solicita a leitura do cabeçalho de uma página web
- PUT : solicita o armazenamento de uma página web
- DELETE : exclui a página da web
- POST: acrescenta um recurso
O navegador inicia a comunicação com um servidor HTTP iniciando uma conexão TCP com o servidor. Depois que uma sessão é estabelecida, o usuário aciona o envio e recebimento de mensagens ao navegar por uma página web.
[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]HTTP Status Code
As mensagens transmitidas via HTTP podem falar ao serem entregues por diversos motivos, como:
- Erros do usuário
- Mal funcionamento do servidor e navegador
- Falhas temporárias na rede
- Erros na construção das páginas web
Toda solicitação obtém uma resposta que consistem em um código de status. O código de 3 dígitos informa se a solicitação foi atendida e, se não foi, porque não. Quando as falhas ocorrem, o protocolo tenta capturar a causa da falha e retorna um código para o navegador chamado HTTP status code. Os erros começam com um certo número para indicar o tipo do erro.
Por exemplo, o código 4XX significa que a solicitação falhou devido a um erro do cliente, com uma solicitação inválida ou uma página inexistente. O erro 404 significa que a página solicitada não pode ser encontrada.
Veja abaixo os códigos de status e seus significados:
- 1XX: representa alguma informação, raramente utilizado na prática
- 2XX: solicitação foi tratada com sucesso
- 3XX: informa ao cliente para procurar o que deseja em outro lugar, seja em outra URL ou no próprio cache
- 4XX: solicitação falhou devido a um erro do cliente
- 5XX: erro interno no servidor, pode ser causado por falhas em códigos ou sobrecarga temporária
Para informações detalhadas sobre códigos de status visite: Lista de Códigos de Status HTTP