Introdução
Uma linguagem de definição de dados (DDL) permite aos usuários especificar um esquema de banco de dados através de um conjunto de definições. Aprenda com exemplos fáceis de entender.
Uma linguagem de definição de dados (DDL) permite aos usuários especificar um esquema de banco de dados através de um conjunto de definições. Um esquema é o projeto geral de um banco de dados e raramente é modificado. Compõe uma linguagem de consulta banco de dados, como por exemplo, o SQL. Se assemelha a uma linguagem simples (do inglês) e torna fácil a interação do usuário com o sistema de banco de dados.
DDL fornece comandos para que os usuários consigam criar, alterar e remover estruturas de dados. Veja abaixo os comandos e o que eles fazem:
- CREATE : utilizado para criar banco de dados, tabelas, store procedures, entre outros.
- ALTER : faz modificações em objetos criados com o CREATE, como inserir ou remover uma nova coluna em uma tabela, alterar o tipo das colunas, etc...
- DROP: remove o que foi criado com o CREATE
Exemplos de comandos DDL
Exemplo 1: O comando abaixo cria uma tabela chamada Persons, com cinco colunas: PersonID, LastName,FirstName,Address e City, cada uma possuindo um tipo especifico de dados associado.
CREATE TABLE Persons (
PersonID int,
LastName varchar(255),
FirstName varchar(255),
Address varchar(255),
City varchar(255)
);
Exemplo 2: Adicionando na tabela Persons a coluna DateOfBirth. O tipo de dados dessa coluna é date.
ALTER TABLE Persons
ADD DateOfBirth date;
Exemplo 3: Deletando a tabela Persons do banco de dados.
DROP TABLE Persons;