Introdução
Um sistema operacional (SO) é um software que permite que o usuário execute outros programas (por exemplo, o Microsoft Word) em um dispositivo de computação
Um sistema operacional (SO) é um software que permite que o usuário execute outros programas (por exemplo, o Microsoft Word) em um dispositivo de computação. Um SO, após ser inicialmente carregado por um programa de inicialização, gerencia todos os outros programas em um computador.
Apesar do sistema operacional ser um software, ele é responsável por gerenciar os recursos tanto de hardware como de software de um sistema. O sistema operacional faz interface com o hardware do computador e fornece serviços que as aplicações podem usar.
O sistema operacional lida com tudo, desde o teclado e mouse até dispositivos de armazenamento e exibição no monitor. Em outras palavras, um sistema operacional lida com dispositivos de entrada e saída.
Exemplos de recursos de hardware que um computador gerencia são:
- Dispositivos de entrada: teclado e mouse
- Dispositivos de saída: monitores e impressoras
- Dispositivos de rede: modens roteadores e conexões de rede
- Dispositivos de armazenamento: discos rígidos internos e externos
O sistema operacional é uma interface entre o computador e o usuário. Os sistemas operacionais usam drivers de dispositivo escritos por criadores de hardware para se comunicar com seus dispositivos.
Vamos utilizar uma impressora como exemplo. Quando uma aplicação deseja imprimir algo, ele transfere essa tarefa para o sistema operacional. O SO envia as instruções para a impressora, usando os drivers da impressora para enviar os sinais corretos. A aplicação que está imprimindo não precisa se preocupar com a impressora que você tem ou como ela funciona. O SO lida com os detalhes.
As aplicações fazem uso do sistema operacional enviando instruções por meio de uma Application Program Interface (API) definida. Além disso, os usuários podem interagir diretamente com o SO por meio de uma interface de usuário, como uma linha de comando ou uma Interface Gráfica do Usuário (GUI).
Alguns dos sistemas operacionais mais populares são: Microsoft Windows, Linux e Android.
Principais componentes de um Sistema Operacional
Os recursos que são definidos como parte do sistema operacional variam de acordo com cada SO. Mas, podemos destacar seus principais componentes como sendo:
- Kernel: É o componente central do sistema operacional da maioria dos computadores. Este programa único é um dos primeiros elementos carregados quando o SO é iniciado. Ele lida com a alocação de memória, convertendo funções de software em instruções para a CPU do seu computador e lidando com entrada e saída de dispositivos de hardware. O kernel geralmente é executado em uma área isolada para evitar que ele seja adulterado por outro software no computador. O kernel do SO é muito importante, mas é apenas uma parte do SO.
- Interface do Usuário (User Interface): Este componente permite interação com o usuário, o que pode ocorrer através de ícones gráficos e uma área de trabalho ou através de uma linha de comando.
- Interfaces de Programação de Aplicativos (Application Programming Interfaces -API): Este componente permite que desenvolvedores de aplicativos escrevam códigos modulares.