Introdução
O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. Quando você recebe um e-mail na sua caixa de entrada certamente ele foi enviado de um servidor SMTP.
O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. Quando você recebe um e-mail na sua caixa de entrada certamente ele foi enviado de um servidor SMTP.
SMTP é um protocolo de camada de aplicação que permite a transmissão e entrega de e-mail pela Internet. O SMTP é criado e mantido pela IETF (Internet Engineering Task Force). O SMTP é um dos protocolos mais comuns e populares para comunicação por e-mail na internet e fornece serviços de rede intermediários entre o provedor de e-mail remoto ou o servidor de e-mail organizacional e o usuário local que o acessa.
O SMTP é geralmente integrado em um aplicativo cliente de e-mail (como o Outlook ou Mac OS X Mail) que usa o SMTP para enviar uma mensagem ao servidor de e-mail e o servidor de e-mail usa o SMTP para retransmitir essa mensagem para o servidor de e-mail de recebimento correto. Basicamente, o SMTP é um conjunto de comandos que autenticam e direcionam a transferência de correio eletrônico.
No entanto, como o SMTP é limitado em sua capacidade de enfileirar mensagens na extremidade de recebimento, geralmente é usado com um dos dois outros protocolos, POP3 ou IMAP. Em outras palavras, os usuários geralmente usam um programa que usa SMTP para enviar e-mail e POP3 ou IMAP para receber e-mail.
O SMTP geralmente é implementado para operar na porta 25 da Internet. Uma alternativa ao SMTP amplamente usado na Europa é o X.400. Muitos servidores de e-mail agora oferecem suporte ao ESMTP (Extended Simple Mail Transfer Protocol), que permite que os arquivos de multimídia sejam entregues como e-mail.
Para melhorar o SMTP e ajudar a combater o spam na Internet, os grupos de padrões também projetaram a porta TCP 587 para suportar certos aspectos do protocolo. Alguns serviços de e-mail da Web, como o Gmail, usam a porta TCP não oficial 465 para SMTP.
Apesar do protocolo SMTP ser muito bem definido, ainda podem surgir alguns problemas. O SMTP não possui recursos de segurança incorporados. Os spammers da Internet foram capazes de explorar o SNMP no passado, gerando enormes quantidades de lixo eletrônico e entregando-os através de servidores SMTP abertos. A proteção contra spam melhorou ao longo dos anos, mas não é infalível. Além disso, o SMTP não impede que os spammers configurem (através do comando MAIL) os endereços de e-mail 'From:' falsos.
Exemplos de servidores de email bastante conhecidos incluem Sendmail, exim, Postfix, Qmail, Microsoft Exchange Server e o Mail da Apple, disponível apenas para usuários do Mac OS ou do iOS para dispositivos móveis da Apple.
Componentes principais do SMTP
MUA: do inglês Mail User Agent, é o programa de correio eletrônico do usuário, como por exemplo, o Outlook.
MSA: servidor conhecido como agente de envio de mensagens
MTA: do inglês Mail Transport Agent, é o elemento que se encarrega de transportar o e-mail de um servidor SMTP para outro, ou seja, usualmente é o servidor de e-mail.
MDA: do inglês Mail Delivey Agent, é o elemento que recebe a mensagem do MTA e a entrega na caixa postal definitiva do usuário.
Cenário SMTP – Alice e Bob
Para melhor compreensão, considere o seguinte cenário onde Alice envia uma mensagem para Bob:
- Alice usa o agente do usuário (UA) para compor uma mensagem para “[email protected]” .
- O UA de Alice envia a mensagem para seu servidor de correio. A mensagem é colocada na fila de mensagens .
- O lado cliente do SMTP abre uma conexão TCP com o servidor de correio de BOB .
- O cliente SMTP envia a mensagem de Alice através da conexão SMTP .
- O servidor de correio de Bob coloca a mensagem na caixa de entrada de BOB
- Bob chama o UA para ler a mensagem
Questões de múltipla escolha
Responda questões de múltipla escolha sobre SMTP.
[mtouchquiz 13]