Introdução
O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo de comunicação de rede projetado especificamente para enviar pacotes de dados pela Internet.

O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo de comunicação de rede projetado especificamente para enviar pacotes de dados pela Internet. O TCP está formalmente definido na RFC 793.
Um protocolo, no contexto de redes, é um conjunto de regras e procedimentos que regem a forma como a transmissão de dados é realizada para que todos no mundo inteiro, independentemente do local, software ou hardware usado, façam a transmissão da mesma maneira.
O Transmission Control Protocol é um dos protocolos mais usados nas comunicações de rede e faz parte do conjunto de protocolos da Internet, comumente conhecido como o conjunto TCP/IP. O TCP garante a entrega de dados de ponta a ponta entre nós distintos. O TCP funciona em colaboração com o Internet Protocol (IP), que lida com o endereçamento e encaminhamento de pacote de dados de origem para o destino.
O TCP é um protocolo da camada de transporte do modelo OSI e é usado para criar uma conexão entre computadores remotos, transportando e garantindo a entrega de mensagens por meio de redes de suporte e da Internet.
A função do TCP é controlar a transferência de dados de forma que seja confiável. Em redes como a Internet, os dados são transmitidos em pacotes, que são unidades de dados que são enviados independentemente na rede, e são remontados quando chegam ao destino para devolver os dados originais. O TCP também determina como dividir os dados da aplicação em pacotes para serem transmitidos.
A camada IP não oferece qualquer garantia de que os pacotes de dados serão entregues da forma apropriada. Cabe ao TCP administrar timers e retransmiti-los sempre que necessário. Os pacotes da dados também pode chegar fora de ordem. Portanto, o TCP também terá de organiza-los na ordem correta.
Podemos citar alguns cenários de quando utilizar o TCP se faz necessário:
- quando você não quer letras, palavras ou frases faltando, quando você envia um e-mail ou mensagem instantânea. Ou seja, todos os pacotes devem chegar ao destino, nenhum pacote pode ser perdido.
- Quando você quer que sua conversa durante uma ligação Voip ou streaming de áudio seja consistente, sem que palavras faladas sejam irreconhecíveis. Ou seja, não deve haver atrasos que afete a qualidade dos dados.
Mais características do TCP
- Orientado a conexão: para que um serviço TCP funcione, é necessário que uma conexão seja explicitamente estabelecida. Uma aplicação envia o pedido de conexão para o destino e usa a “conexão” para transferir dados. A conexão é estabelecida por meio de uma sequência de passos definidas no protocolo para que os dois pontos da conexão possam interagir entre si.
- Handshake: handshake é o mecanisco utilizada para estalelecer uma conexão TCP .
- Ponto a ponto: ponto a ponto quer dizer que a conexão possui exatamente dois pontos terminais .
- Confiabilidade: O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede.
- Full-duplex: full-duplex significa que o tráfego pode ser feito em ambas as direções ao mesmo tempo.
- Entrega ordenada: A aplicação faz a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados, tipicamente em octetos. O TCP parte estes dados em segmentos de tamanho especificado pelo valor da unidade máxima de transferência, ou MTU (Maximum Transfer Unit). Porém, a circulação dos pacotes ao longo da rede (utilizando um protocolo de encaminhamento, na camada inferior, como o IP) pode fazer com que os pacotes não cheguem ordenados. O TCP garante a reconstrução do stream no destinatário mediante os números de sequência.
- Controle de fluxo: em um cabeçalho TCP existe o campo window size que permite que o TCP controle o fluxo. O campo window size indica quantos bytes podem ser enviados a partir de um byte confirmado.
- Controle de congestionamento: O protocolo consegue predizer o quanto a rede está congestionada e diminui sua taxa de transmissão de modo que o núcleo da rede não se sobrecarregue.
Endereçamento IP
Enquanto o IP possui um mecanismo completo para endereçamento conhecido como endereços IP, o TCP não possui tal sistema de endereçamento elaborado. Não precisa de um. Ele usa apenas números fornecidos pelo dispositivo em que está trabalhando para identificar onde está recebendo e enviando pacotes para qual serviço. Esses números são chamados de portas. Por exemplo, os navegadores da web usam a porta 80 para TCP. O número da porta é frequentemente associado ao endereço IP de um serviço, por exemplo 192.168.66.5:80
Questões de múltipla escolha
Responda questões de múltipla escolha sobre o protocolo TCP e tecnologias associadas.
[mtouchquiz 4]