Introdução
Você sabe quando utilizar crase? Veja 5 dicas para você dominar a utilização da crase na Língua Portuguesa. Uso da Crase.
Não é incomum quando conversamos com nossos amigos e colegas sobre a Língua Portuguesa nos depararmos com a seguinte frase: “Eu estudei sobre o uso da crase”, mas não lembro mais. A utilização da crase parece algo complexo, mas na verdade é bastante simples. No post de hoje você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o uso da crase. Confira abaixo:
AFINAL, O QUE É A “CRASE”?
Crase é uma palavra de origem grega que significa mistura ou fusão, sendo que na língua portuguesa escrita ela é utilizada diante da junção de duas vogais com um acento grave (`) como em à, às, àquilo, à qual.Crase é uma palavra de origem grega que significa mistura ou fusão, sendo que na língua portuguesa escrita ela é utilizada diante da junção de duas vogais com um acento grave (`) como em à, às, àquilo, à qual.
AS PRINCIPAIS DICAS PARA O USO DA CRASE:
- Você deve utilizar a crase sempre que o complemento de um verbo exija a proposição "a" para um substantivo feminino que seja antecedido de artigo feminino "a". Exemplo: “vamos a + a escola” = “vamos à escola”.
- Ela também é utilizada quando o complemento de um nome que exija a preposição "a" for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”. Exemplo: “ela se mostrou contrária a + a imposição” = “ela se mostrou contrária à imposição”.
- Também emprega-se a crase no momento em que os pronomes demonstrativos aquele(s), aquelas(s) e aquilo são utilizados como complemento de um termo que exija a preposição a. Exemplo: “nós entregamos o trabalho àquela aluna”.
- Via de regra, mantenha em mente que a crase quase nunca é colocada antes de palavra masculina, já que neste caso não ocorre o artigo "a" que indica o gênero feminino. Exemplo: “Vou a pé para a escola hoje”.
- Há ainda casos onde o uso da crase é opcional, como antes de pronomes femininos como minha e tua (pode-se escrever tanto "Eu devo dinheiro à minha irmã" como "Eu devo dinheiro a minha irmã" e antes dos substantivos femininos próprios, já que não há obrigatoriedade do artigo antes do nome ("Pedro fez uma reclamação à Mariana" está certo, assim como "Pedro fez uma reclamação a Mariana".
Agora que você já aprendeu a utilizar crase, pratique resolvendo questões de concursos e gabarite em suas provas. Aproveite e siga nosso canal para não perder conteúdos valiosos.
Não tem segredo. E o melhor jeito de dominar o uso da crase se dá na prática. Por isso, pegue papel e caneta e escreva alguns exemplos como os citados nas dicas acima.