Introdução
Aprenda a usar acima e a cima sem confundir. Veja a diferença entre acima e a cima. Acima ou a cima? A cima ou acima do peso?
Com escrita distinta, mas mesmo som, a palavra acima e a locução a cima existem na língua portuguesa e são usadas de maneiras diferentes com significados diferentes. Para compreender de vez como e quando usar cada uma delas, só ficar atento às dicas abaixo.
Acima
Ocupando a função de advérbio de lugar, a palavra acima corresponde ao oposto de abaixo. Ou seja, ela é usada para se referir a algo que esteja em um local elevado ou em posição superior.
- Leia o texto acima e resolva as questões seguintes.
- Eu quero ser feliz acima de qualquer coisa.
- A carta acima não foi escrita por mim.
- O que o Lucas está me pedindo está acima da minha capacidade.
Acima também pode ser usado como interjeição, dando o significado ou sensação de estímulo.
- Acima! Vamos conseguir!
- Acima, meus amigos! Não podemos desistir!
A cima
Para não confundir a expressão a cima com o advérbio de lugar acima, basta relacioná-la com a expressão oposta de baixo. Outra dica e ter em mente que a expressão tem o mesmo significado de para cima.
- Fiquei envergonhada, ela me olhou de baixo a cima.
- Vasculhei a casa de baixo a cima e não achei a chave do carro.
- De carro, Marcos subiu o morro de baixo a cima, mas não achou o número.
- O segurança me revistou de baixo a cima.
A cima é, de fato, a junção da preposição "a" com o substantivo "cima", que se refere a cume, topo e alto. Por isso, ao se juntar com a preposição, ela torna-se o oposto de "de baixo".
Atenção: Nunca coloque acento grave na preposição "a" da expressão, pois ela não leva crase.
Com todas essas dicas não tem mais como errar na hora de escrever acima e a cima. E não se esqueça, na dúvida substitua pelos seus sinônimos ou utilize os antônimos. Pronto! Agora ficou fácil.