Introdução
Confira dicas importantes para não errar na hora de usar as palavras aja e haja. Conjugação do verbo agir. Conjugação do verbo haver.
Com apenas a retirada de uma letra todo o significado é alterado. As palavras aja e haja causam muitas dúvidas e estranhamentos, pois uma delas aparenta estar errada. Entretanto, as duas existem na língua portuguesa e devem ser usadas e escritas da maneira correta.
Aja
Apesar de parecer estranha para muitos brasileiros, a palavra aja é uma conjugação verbal do verbo agir. Ela ocupa a primeira e terceira pessoa do presente do subjuntivo.
Que eu aja
Que tu ajas
Que ele/ela aja
Que nós ajamos
Que vós ajais
Que eles/elas ajam
O verbo agir, e consequentemente sua conjugação aja, significa fazer algo ou algum trabalho ou comportar-se de certa forma. Seus sinônimos são atuar e proceder.
- Aja com naturalidade se não ela pode perceber.
- Caso aja dessa forma, minha mãe gostará de você.
- Não aja com desrespeito na frente dos seus avós!
- Espero que você aja da forma correta com ele, mesmo ele sendo irritante.
Haja
Acrescentando a letra "h" no início, muda-se totalmente o sentido da palavra. Haja também é uma conjugação verbal, mas nesse caso do verbo haver. Ela também ocupa a primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Que eu haja
Que tu hajas
Que ele/ela haja
Que nós hajamos
Que vós hajais
Que eles/elas hajam
O verbo haver tem muitos significados. Alguns deles são: ter uma existência real; passar a existir num certo momento, ter ocorrido, entre outros. Seus sinônimos podem ser existir, ocorrer, acontecer ou ter.
- Haja o que houver, tenha calma.
- Haja paciência!
- Quero que haja muita harmonia na nossa relação.
- Que haja luz em meio a tanta escuridão.
Com as explicações acima, fica mais fácil utilizar essas duas palavras de maneira correta. Os sinônimos podem ajudar, mas o principal é saber com qual verbo ela está relacionada. Dessa forma, escrever torna-se mais prático.