Introdução
Autoestima, auto-estima ou auto estima ? Confira as dicas deste artigo e aprenda a forma correta.
E vamos para mais uma dica de escrita da nossa língua portuguesa. Afinal, qual o correto: autoestima, auto-estima ou auto estima?
Antes da reforma ortográfica promovida em 2012, que, dentre várias mudanças, alterou algumas formas de utilização do hífen, a escrita correta da palavra era “auto-estima”. Porém, após a reforma, a escrita correta passou a ser “autoestima”.
A regra que fundamenta essa alteração é a de que as palavras formadas com prefixos auto–, contra-, micro-, semi-, anti- e outros, o hífen é obrigatório apenas quando a palavra seguinte se inicia com a mesma vogal final do prefixo ou com a letra h.
Então, com os prefixos mencionados, para que ainda haja hífen, a palavra seguinte deve começar com h ou com a mesma vogal que termina o prefixo. Veja alguns casos com hífen:
- auto-organização (mesma vogal)
- auto-observação (mesma vogal)
- micro-ondas (mesma vogal)
- contra-ataque (mesma vogal)
- auto-hipnose (letra h)
Agora, vamos para os casos em que não ocorrem hífen, o que acontece quando a letra inicial da segunda palavra não é uma vogal igual à última vogal do prefixo e nem é a letra “h”. Exemplos:
- automóvel
- autodidata
- autoestima
- autoincriminação
Só a título de informação, existe também a regra de dobrar as letras “s” e “r” quando houver aglutinação das palavras pela regra anterior, exemplo:
- autorrefrigeração
- autorretrato
- autossuficiente
Em relação à forma separada sem hífen (auto estima), está também errada. No máximo, você poderia escrever “alta estima”, como uma oposição a “baixa estima”. Exemplo:
- Maria tem uma alta estima (estima alta/grande) por seu padrinho.
Entretanto, a forma auto estima não faz sentido, pois “auto” é apenas um prefixo, com ideia de “si mesmo”, veja:
- autodidata (que aprende por si só)
- automóvel (que se move por seus próprios meios)
- automutilação (cortar ou ferir a si mesmo)
Mas perceba que “auto” está sempre como prefixo, e não como uma qualificação da segunda palavra, como seria o caso de, por exemplo:
- Ele tem um alto grau de humor.
Mas vamos voltar ao que interessa. Em resumo, com a reforma ortográfica, a escrita correta da palavra passou a ser autoestima.
Aposto que com essa dica sua autoestima ficou lá em cima para fazer qualquer prova, não é mesmo?
Bons estudos e até a próxima!