Introdução
Entenda a função do complemento nominal e sua importância na oração. Exemplos de complemento nominal. Frases com complemento nominal.
Presente e muito usado na gramática da língua portuguesa, o complemento nominal tem uma função importante na composição da oração. Quer compreender melhor o seu uso e seu lugar na oração? Confira abaixo dicas importantes para aprender a identificá-los.
Complemento nominal
O complemento nominal faz jus ao seu nome. Sua função é complementar o sentido de um nome, que pode ser um substantivo, adjetivo ou advérbio, sempre por meio de uma preposição.
- O juiz agiu favoravelmente ao réu.
- Minha mãe ainda não comprou o presente de dias das crianças.
- Minha irmã vive perto de um lago.
- Eu estou consciente de tudo que eu fiz.
- Meus filhos morrem de medo do escuro.
Como pode ser observado acima, o complemento nominal acrescenta sentido à frase. Se uma pessoa tem medo, ela tem medo de algo, e esse algo é explicitado com o complemento nominal.
Para exemplificar bem a função do complemento nominal vamos pegar o exemplo acima. O substantivo "notícias" precisa de um complemento para que a frase não fique sem sentido. Essa seria a função do complemento nominal. Ao inseri-lo, a oração pode ser compreendida plenamente.
Agora você já sabe a função e importância do complemento nominal em uma oração. Seu uso é crucial para um pleno entendimento do que o locutor quer passar. Além dele, há também o complemento verbal, mas isso fica para outra hora. Quer conhecer mais a língua portuguesa e esclarecer dúvidas? Basta clicar nesse link que você será redirecionado para a nossa página recheada de dicas que vão te ajudar na hora de prestar concurso público.