Introdução
Confira dicas para não errar no uso das palavras estória e história. Entenda quando utilizar os termos estória e história. Éstoria existe?
Pode parecer estranho ou até mesmo errado, mas a palavra estória existe e está escrita da maneira correta. O uso dessa palavra pelo povo brasileiro é muito escasso, alguns nunca nem a usaram. Devido a isso, sua permanência no vocabulário e seu uso são contestados por muitos estudiosos, pois a palavra estória caiu no desuso e a palavra história vem sendo usada no lugar. Mas afinal, qual é a diferença entre elas? Para responder essas e outras dúvidas que possam surgir confira abaixo o significado dessas palavras.
Estória
De acordo com a definição do dicionário, a palavra estória é usada "para designar uma narrativa de ficção". Ou seja, contos infantis, livros ficcionais, entre outros.
- Contei uma estória linda para o meu filho dormir.
- Minha professora vai contar a estória da princesa hoje.
- Amei a estória daquele livro sobre bruxas!
- Hoje vou contar uma estória diferente para as crianças.
A palavra estória acabou não sendo mais usada pelos brasileiros, pois a história com "h" acabou tomando o lugar dela. Atualmente, os falantes da língua portuguesa usam a palavra história com o mesmo significado da estória.
História
Como citado anteriormente, a palavra história tem seu próprio significado, mas nos últimos anos adquiriu mais um. Inicialmente ela era usada apenas para designar uma história real e como matéria escolar.
- Hoje, a aula é sobre a história do Brasil.
- Meu pai me contou toda a história da Segunda Guerra Mundial. Eu adorei!
- Minha irmã adora ouvir histórias sobre as guerras.
- Mariana quer se especializar na história africana.
O outro significado que a palavra história adquiriu é o mesmo que a palavra estória.
- Mãe conta uma história de princesa para eu dormir.
- Hoje é dia contar histórias para as crianças.
- Laís adora histórias de conto de fadas.
- Eu adoro as histórias de terror desse livro.
Agora, sabendo o significado das duas você já tem mais segurança em usá-las, mas nem será necessário, pois como estória caiu em desuso, e história a substituiu, você pode apenas usar a segunda que não estará errado.