Introdução
Entenda a diferença entre faço e fasso e qual está correto. Conjugação do verbo fazer. Significado da palavra faço.
O uso de "ç" e "ss" causa muita confusão nos brasileiros. Com as palavras faço e fasso não seria diferente. No entanto, nesse caso, o com "ss" está totalmente errado, pois fasso não existe no vocabulário português. Quer saber sobre a palavra faço? Confira abaixo a origem e definição dela.
Faço
A palavra faço é uma conjugação do verbo fazer, que tem origem na palavra em latim facere. Ela pode assumir diversos significados como realizar, criar ou causar. Por incorporar vários sentidos, faço tem muitos sinônimos: elaboro, constituo, produzo, exerço, pratico, formalizo, confecciono, fabrico, arrumo, entre vários outros.
- Eu faço 20 peças de roupas masculinas por semana.
Eu confecciono 20 peças de roupas masculinas por semana. - Eu faço muitos planos para tudo dar certo.
Eu elaboro muitos planos para tudo dar certo. - Eu faço exercício mais de cinco vezes por semana.
Eu pratico exercício mais de cinco vezes por semana. - Eu faço cerca de 20 móveis a cada três dias.
Eu fabrico cerca de 20 móveis a cada três dias.
Outro jeito de não errar na hora de utilizar essa palavra é assimilá-la aos seus antônimos. São eles: cancelar, desfazer, desmanchar.
Como citado anteriormente, a palavra faço é a conjugação de um verbo (fazer). Ela ocupa a primeira pessoa do presente do indicativo.
Eu faço
Tu fazes
Ele/Ela faz
Nós fazemos
Vós fazeis
Eles/Elas fazem
A palavra faço é bem múltipla, devido a isso seu uso pode gerar grande confusão. Apesar disso, uma das principais coisas que o escritor e falante não podem esquecer é que o correto é com "ç" e jamais usar o com "ss". Agora você está pronto para nunca mais errar na hora de escrever.