Introdução
Emigrante ou Imigrante. Significado de Migrante. Sigificado de Imigrante. Significado de Emigrante. Diferença entre migrante e imigrante.
Se você costuma acessar as dicas rápidas de português do Tech Enter, você deve ter reparado que por muitas vezes as palavras possuem grafias semelhantes, mas significados completamente distintos. Esse é o caso da clássica dúvida quanto ao “imigrante” ou “emigrante”. Vamos conhecer as duas?
Primeiramente, precisamos saber o que é migrante. Migrante é aquele que migra, ou seja, que muda de lugar, de região ou de país, costumeiramente de modo periódico. A palavra vem do latim migrans.antis e tanto os prefixos “E” quanto “I” podem ser utilizados.
Quando eu uso imigrante?
Nós utilizamos o termo imigrante para designar o sujeito que entra em um país, vindo de um outro. Veja alguns exemplos abaixo:
- Tanashiro é um imigrante. Ele veio do Japão para cá para entrar no mercado de soja.
- Na verdade, eu sou um imigrante. Eu deixei a Argentina e vim para o Brasil, pois me apaixonei por uma mulher brasileira.
- Aqui nos Estados Unidos, temos muitos imigrantes mexicanos.
E emigrante? Quando eu uso?
Emigrante é o sujeito que sai do país em que nasceu em direção a outro. Parece a mesma coisa? Não. Emigrante é aquele que emigra, ou seja, que vai embora do país. Ele é emigrante em seu país de origem. Vejamos abaixo:
- O João se tornará um emigrante, já que deve ir morar na Alemanha no próximo ano.
- No Brasil somos considerados emigrantes, já que deixamos o país para morarmos em Portugal.
- A Maria é emigrante desde que foi morar no México para estudar.
Ora, mesmo que as palavras possuam grafias e mesmo uma fala semelhante, elas possuem significados opostos. É muito importante compreender a diferença entre palavras parecidas e sempre prestar atenção para não cair em armadilhas tão comuns na língua portuguesa.