Introdução
Você sabe quando usar kilo ou quilo? Será que as duas formas estão corretas? Leia este artigo e descubra.
A dúvida entre “kilo” e “quilo” é plenamente aceitável, pois pouco usamos essas palavras na escrita; preferimos a abreviação “kg”, lembre-se da sua lista de compra (01 kg de arroz, 02 kg de feijão...). Mas ao se deparar com a necessidade de escrever a palavra corretamente vem a dúvida: é “kilo” ou “quilo”?
Para adiantar e matar sua curiosidade, saiba que, apesar de algumas controvérsias, a forma correta de escrita é “quilo”, uma abreviação da palavra quilograma, que, por sinal, também é escrita com “qu”.
Mas você pode me perguntar “então por que a abreviação kg é escrita com k?”. Isso acontece porque kg é uma das abreviações da palavra “quilograma”, esta, por sua vez, tem origem etimológica na junção das palavras gregas “khílioi” (mil) e “grámma” (grama), de forma que a abreviação “kg” adotou a primeira letra de cada palavra. A notação “kg” foi convencionada no Sistema Internacional de Medidas (SI).
Resumindo, você tem a liberdade de usar quilo, quilograma ou, simplesmente, kg. Mas nunca “kilo”.
A controvérsia sobre Kilo
Uma confusão a respeito da forma “kilo” foi gerada com uma publicação realizada em 2012 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Abaixo um trecho da publicação:
Acontece que o INMETRO, como sugere a própria sigla, não é órgão competente para alterar regras relativas à língua portuguesa. A decisão do órgão se deu, em parte, com fundamento no uso da forma “kilowatt” feita no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, o que acaba por gerar certa confusão. Podemos inferir que o próprio uso de “kilowatt” é inadequado, pois o prefixo correto é “quilo”, que significa mil (1000). Assim, não há qualquer justificativa para a diferença entre quilowatt (mil watts), quilograma (mil gramas), quilômetro (mil metros), etc.
Então, só para finalizar, a forma correta da palavra é “quilo”, que é tanto uma abreviação de quilograma quanto um prefixo genérico que significa 1000, podendo ser usado junto a várias unidades de medida.
Exemplos de “quilo” como “quilograma”:
- Quanto custa o quilo de batata?
- Vou querer dois quilos de arroz.
- Um quilo é suficiente, poucas pessoas virão jantar aqui hoje.
Exemplos de “quilo” como prefixo genérico:
- Quanto custa o quilograma de batata?
- Ele correu três quilômetros em doze minutos.
- A energia elétrica consumida nas residências é medida, em quilowatt/hora, por meio de um relógio medidor de consumo.
Agora sim ficou fácil, né? Na dúvida, um simples “kg” pode ajudar. Rsrs
Bons estudos!