Introdução

Descubra o que são as preposições e qual papel elas desempenham na Língua Portuguesa. Veja exemplos de preposição.

o que é uma preposição?

Você sabe o que é uma preposição? Pode ser que você tenha começado a estudar agora e buscou aprender mais sobre o assunto ou mesmo que você já esteja estudando há algum tempo e essa dúvida lhe ocorreu. Nessa postagem você irá aprender tudo o que precisa sobre as preposições do jeito mais claro e objetivo possível.

Uma preposição é uma palavra utilizada para marcar relações gramaticais que os substantivos, os adjetivos, os verbos e os advérbios cumprem nos discursos, não aparecendo sozinhas neste e servindo justamente para estabelecer a ligação entre dois termos. Por exemplo: na frase “O Caio gosta de estudar”, a preposição "de" une o verbo "gosta" ao termo complementar "estudar", estabelecendo que o estudar é o complemento relativo daquilo que Caio gosta. No mesmo sentido, quando se fala que “Carla é uma pessoa de coragem”, a preposição "de" une o substantivo "pessoa" ao substantivo "coragem", estabelecendo a relação entre as palavras.

Basicamente, as preposições podem ser divididas em dois grandes grupos, sendo um composto pelas preposições essenciais (palavras que só funcionam como preposição, como no caso de "de", "em", "sem", "sob", “sobre”, "ante", "a", “ante”, “após”, “até”, “com”, “contra”, “desde”, “para”, etc. ) e outro pelas preposições acidentais (palavras de outras classes gramaticais que dentro de determinados contextos podem ser utilizadas como preposições, sendo o caso de palavras como "em virtude de", "a par de", através de", "antes de", entre inúmeras outras).

Atente para alguns exemplos:

  • Na sentença "O avião veio de Curitiba", há a preposição de que indica lugar;
  • Em “Com o incêndio, perdemos todos nossos bens”, a preposição destacada indica a causa;
  • Em “A oitocentos metros daqui, dê a volta”, há preposição que indica a distância;
  • Na frase “Ele cortou a folha com a tesoura”, a preposição indica o instrumento utilizado para a ação;
  • Já na frase “Permaneçam em fila indiana para entrarmos”, a preposição indica o modo;
  • Por fim, pode-se destacar também a frase “Por dois anos, ele ficou desaparecido”, com a preposição que indica o tempo.

Percebe? Nos exemplos acima foram trabalhados alguns usos das preposições na língua portuguesa, sempre as contemplando como termos invariáveis que geram a relação entre dois termos da oração. Ficou claro?

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action