Introdução
Afinal, é obrigado ou obrigada? Veja aqui, saiba a diferença e aprenda a usar cada um. É obrigado ou obrigada ?
Se você já se deparou com essa dúvida, atenção na resposta: DEPENDE.
Muitas vezes você já se perguntou como deve agradecer uma pessoa, se usa o obrigado ou obrigada? Se a resposta for sim, esse artigo é para você. Então, leia-o até o fim.
Apenda a utilizar o obrigado ou obrigada
Você tem essa dúvida porque ela norteia o campo da concordância nominal. Dessa forma, a concordância nominal é “o acordo ou a harmonia que deve acontecer entre artigo, numeral, pronome e adjetivo com o substantivo”.
Assim, essa harmonia deve ocorrer entre o gênero (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural).
Regra geral
A regra da língua portuguesa, conforme a concordância nominal, diz que a palavra obrigado ou obrigada deve concordar com quem a está falando, ou seja, com o emissor.
Exemplos
Vejamos o exemplo a seguir para você nunca mais errar:
A mãe de Joãozinho e Mariazinha trouxe para casa doces para eles. Após comerem os doces, foram até a sua mãe e disseram:
- Obrigada, mamãe. – disse Mariazinha.
- Obrigado, mamãe. – disse Joãozinho.
Dessa forma, a partir desse exemplo simples, podemos analisar as distintas variações da palavra obrigado / obrigada feita pelos filhos para a sua mãe.
Atenção para não errar nunca mais
Muitas pessoas confundem o uso do obrigado / obrigada pois, geralmente, agradecem a pessoa que fez algum favor para elas a partir de seu gênero.
Dessa forma, acham que ao agradecer uma mulher, deve-se falar obrigada. E, ao agradecer um homem, acham que se deve falar obrigado. Isso está errado e não existe na língua portuguesa.
Se você gostou da nossa dica de português de hoje, não deixe de compartilhar o conteúdo e ajudar os seus amigos concurseiros. Confira outras dicas de português aqui.
Bons estudos e até a próxima!