Introdução
Sobre ou sob? Duas preposições com significados opostos. Descubra agora mesmo como utilizá-las. Significados de sobre e sob.
Não é incomum encontrarmos, sobretudo na internet, uma confusão onde as preposições sob e sobre são utilizadas como sinônimos, o que é incorreto, já que ambas apresentam significados diferentes na Língua Portuguesa. Na verdade, ambas as preposições podem inclusive ser apontadas como antônimas, já que possuem significados opostos.
O que significa “sob” e quando essa preposição é utilizada?
Sob é um termo de origem latina derivado de "sub", sendo utilizado para representar "embaixo de", "por baixo de" e "debaixo de", fazendo alusão a algo que se encontra em uma posição inferior, podendo representar uma "condição" ou "em estado de". Veja abaixo alguns exemplos:
- Eu passei sob o viaduto na noite de ontem.
- Está tudo sob controle.
- A Maria foi para a escola sob uma forte chuva.
- Percebi que o João não trabalha bem sob pressão.
Bastante simples, não é? E o termo “sobre” vai justamente no sentido contrário, como veremos a seguir.
E “sobre”? Quando eu utilizo?
Sobre também é um termo de origem latina, por sua vez derivado de “super”, sendo utilizado como sinônimo de "em cima de", por cima de" ou "acima de", fazendo alusão a algo que esteja em uma posição superior, podendo ainda ser empregado com o sentido de "acerca de", "em relação à" e "a respeito de". Veja nos exemplos:
- Deixem as provas sobre a mesa que a professora irá recolhê-las.
- O Paulo deixou seus livros sobre o sofá da sala.
- O filme é sobre um grupo de soldados que atuaram na Segunda Guerra Mundial.
- Conversei ontem com a Juliana sobre os problemas que tivemos.
Uma dica para que você não esqueça do significado dessas duas palavras se dá ao pensar nos termos na medida de suas origens no latim, como “subdesenvolvido” (que indica, por exemplo, uma país que está abaixo do nível de desenvolvimento ideal) e “superfície” (que remete a algo que está acima). Ambos os termos, outrossim, são opostos.